Aged concede o primeiro certificado Selo Arte no Maranhão

No dia 11 de janeiro, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) do Maranhão concedeu o primeiro certificado do Selo Arte a um empreendimento queijeiro artesanal no estado.

Feitos a partir do leite de cabra, os queijos do laticínio Eldorado, situado no município de Santa Inês, cumpriu todos os requisitos da Portaria Conjunta Sagrima/Aged nº 001/2021, que estabelece os procedimentos para concessão do Selo Arte.

Fabiola Ewerton, diretora geral da Aged, enfatizou a importância da entrega do certificado para todo o estado, mostrando os avanços no compromisso assumido pelo Governo do Maranhão com os produtores. “Ao estruturar cada vez mais o órgão de defesa, por meio do Serviço de Inspeção Estadual, para atender a demanda do produtor, garantindo a qualidade dos nossos produtos, mostra o compromisso do Governo em fazer com que o Maranhão cresça, promovendo mais produção, mais emprego, mais renda”, afirma Fabiola.

O queijo de leite de cabra produzido no Maranhão, que já possui registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), poderá agora ser comercializado em todo o país. Nelson Frota, proprietário do laticínio Eldorado, comemora a conquista. “É muito importante porque, desde quando concebemos o laticínio, o fizemos para garantir a qualidade e excelência de nossos produtos. E receber a concessão do Selo vem coroar nosso trabalho e nosso esforço. Agora vamos colocar o produto do Maranhão em todo o Brasil”, diz.

Para requerer o Selo Arte no Maranhão, o produto precisa estar registrado no SIE, assim como enquadrar-se nos critérios da Portaria. Os produtos alimentícios produzidos de forma artesanal e de origem animal devem ser feitos com matérias-primas obtidas na mesma propriedade da unidade de processamento ou devem ter origem determinada, além da adotar boas práticas de fabricação e boas práticas agropecuárias, dentre outras.

 

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*