A parceria entre o Sebrae-RN e o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) do Rio Grande do Norte formalizou oficialmente a Rota do Queijo no dia 10 de fevereiro em evento em Mossoró/RN.
A iniciativa para a criação da Rota do Queijo e Rota da Moda foi viabilizada pelo Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as entidades em junho do ano passado. Isso possibilitou investimentos de R$ 5 milhões que serão destinados à geração de ambiente de negócios, capacitação, orientação técnica e desenvolvimento de políticas de acesso a mercados e à inovação.
No evento, foram entregues certificados de reconhecimento que conferem a adesão à rota nacional do Arranjo Produtivo Local correspondente para representantes de cada uma das rotas. Os produtores de queijo da região comemoraram a certificação, como é o caso de Nelson Cândido: “Esse é um momento que a gente esperava há muito tempo, porque agora a gente vai ter um queijo certificado, artesanal, com selos de inspeção. Essa parceria vai permitir que a gente produza um queijo com mais qualidade ainda, e com esse certificado, que é o passaporte para o sucesso, vai mostrar que nosso produto é autêntico, com exigências e técnicas de produção. Abre um horizonte muito grande”, afirma Nelson.
A ideia é tornar o Rio Grande do Norte referência nacional, com fortalecimento de toda a cadeia produtiva, com ações voltadas à valorização do produto e à agregação de valor, como a Indicação Geográfica (IG). Para José Ferreira de Melo Neto, diretor superintendente do Sebrae-RN, a parceria trará reflexos diretos na produtividade e fortalecimento dos negócios. “O trabalho que virá a partir dessa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional se somará às ações que já realizamos, potencializando a capacidade produtiva, com muita orientação técnica, planejamento e capacitações aos empreendedores envolvidos em cada uma das cadeias produtivas beneficiadas com as rotas do desenvolvimento”, conclui.
Imagem: Divulgação