A Fazenda Nata da Serra, em homenagem à cidade de Serra Negra/SP, que abriga a fazenda há mais de 30 anos, lançou o queijo que leva o mesmo nome do município.
O queijo artesanal Serra Negra, lançado pela Nata da Serra, é um queijo de terroir, maturado em caves, e recebe um processo de maturação e cura. Ricardo Schiavinatto, proprietário da fazenda, explica o tributo ao município que abriga a família há gerações: “Temos um vínculo com Serra Negra do tempo dos avós. Criar um terroir com a cara da nossa cidade é um desafio e ao mesmo tempo uma homenagem à nossa terra”, afirma Ricardo.
No fim dos anos 1990, a fazenda buscou uma produção orgânica. Assim, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolveu no local uma referência para quem busca o segmento. “Não usamos nenhum tipo de agroquímico. Temos a preocupação com o bem-estar animal. Temos um produto (leite) de altíssima qualidade, com muita gordura, proteína. Fomos estudar a forma de fazer e preparar esse queijo diferenciado”, ressalta Ricardo sobre seu produto.
O queijo feito de leite de vaca possui notas amanteigada e amendoada com final adocicado. Com casca crocante e amarelada ao misturar com seu interior cremoso com leves notas láticas. Ele já está disponível nas cestas orgânicas da Nata da Serra, que podem ser adquiridas pelo WhatsApp (19) 99791-7393 e na capital paulista, em parceiros da fazenda.
Imagem: Divulgação