Mapa atinge 10 mil Selos da Agricultura Familiar emitidos

Criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para identificar e promover os produtos da agricultura familiar, o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) teve mais de 10 mil emissões para agricultores familiares no Brasil.

O Selo de número 10 mil foi entregue para a Agroindústria de Derivado da Cana-de-Açúcar, do município de Candelária/RS, comandada por Ari Arnaldo e Amélia Hennig, na 20ª Expoagro Afubra. “O que nos levou a solicitar foi a oportunidade de adquiri-lo aqui mesmo na feira e a importância que ele tem para os consumidores saberem da origem dos produtos consumidos, além da valorização e da fortificação da agricultura familiar. Foi uma alegria e um orgulho muito grande poder adquiri-lo aqui na feira, ainda mais sendo o de número dez mil. A nossa expectativa é muito boa, pois o selo só tem a agregar valor aos nossos produtos”, explica Ari.

Márcio Madalena, diretor de Cooperativismo e Acesso a Mercados do Mapa, enfatiza que o Selo, além de identificar os produtos oriundos da agricultura familiar no Brasil, também fortalece o segmento diante dos consumidores. “O Senaf é uma importante ferramenta que agrega valor aos produtos e, ao mesmo tempo, promove o seu acesso competitivo ao mercado. Além disso, fortalece o contato entre quem consome e quem produz, dando visibilidade e rastreabilidade aos produtos”, enfatiza Márcio.

O Selo pode ser solicitado por agricultores familiares, cooperativas ou associações de agricultores familiares e empresas. Para isso, é necessário possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Física ou Jurídica; cumprir as obrigações legais para a produção e a comercialização dos produtos; atender às regras sanitárias, ambientais, de consumo e de segurança do trabalho aplicáveis à produção, à comercialização e ao consumo dos produtos identificados pelo Senaf; e, no caso das empresas, apresentar notas fiscais que comprovam a aquisição de produtos da agricultura familiar. Atendendo a todos os requisitos, a solicitação pode ser feita pelo site, onde também é possível encontrar mais informações sobre o processo.

 

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*