Ações de conscientização da UltraCheese passam a economizar mais de 100 mil litros de água por dia

A gestão eficiente de recursos e uso racional de água ainda é um desafio para o mundo e para o Brasil, que registrou em 2018 um desperdício de 38,5%. Neste cenário, tem crescido o número de organizações com propostas sustentáveis, motivadas principalmente pelos princípios ESG de boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Isso estimulou a UltraCheese (plataforma de cremes e queijos detentora das marcas Cruzília, Lac Lélo, Itacolomy e Búfalo Dourado) a implementar a reutilização da água para diversos processos industriais, tendo como bem sucedido projeto piloto a unidade da Lac Lélo localizada em São João do Oeste (SC).

“Na etapa de concentração de soro, todo material que sobra na produção de queijos é direcionado para a osmose reversa, resultando em dois produtos: soro concentrado de valor agregado (que é comercializado posteriormente) e água filtrada e limpa. Esta água é direcionada para área de Utilidades, sendo utilizada na caldeira e até na lavagem de caminhões transportadores de leite, entre outros”, explica Deivis Luis Kunst, Coordenador de Meio Ambiente da plataforma.

Dessa forma, a UltraCheese economiza cerca de 50 mil litros de água por dia apenas com esses processos. A estimativa, segundo Kunst, é de que esse volume alcance os 100 mil litros diários em um futuro próximo. Além da estrutura física, a plataforma também desenvolve campanhas internas com os colaboradores para otimização de boas práticas, economizando outros 60 mil litros diários. Somadas as atividades atuais, a companhia evita um desperdício cotidiano de mais de 100 mil litros.

“Ações de conscientização também foram tomadas em conjunto com as supervisões dos setores internos da indústria e na melhoria dos processos. Atualmente consumimos 1,3 litro de água a cada litro de leite processado. Já chegamos a consumir 1,4 litro. Uma economia de 50 mil litros de água por dia apenas com ações de conscientização”,reforça Kunst.

“Dentro da indústria, sempre que falamos em performance tendemos associá-la a eficiência de equipamentos. Porém, na UltraCheese, estamos trabalhando fortemente com performance global do sistema, incluindo o racionamento de recursos, a eficiência fabril e a entrega de produtos com qualidade. Sabemos que a água é um recurso finito, portanto realizamos o controle de consumo por setor. Assim como em todas nossas unidades industriais, o consumo de água compõe as metas dos times”, resume Maicon Spada, Gerente de Projetos da UltraCheese.

 

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