Governo de MG anuncia inclusão de novos municípios como produtores de queijo Cabacinha no Vale do Jequitinhonha

O governador Romeu Zema anunciou a inclusão de quatro novos municípios — Divisópolis, Ponto dos Volantes, Joaíma e Jequitinhonha —como produtores do tradicional queijo artesanal Cabacinha. A notícia foi repassada pelo governador a produtores de queijo da região do Vale do Jequitinhonha durante reunião no município de Pedra Azul.
 
A portaria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de n° 2.087 com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (8/9). Zema ressaltou o empenho de seu governo em reconhecer e valorizar os produtos mineiros.
 
“Os produtores do queijo Cabacinha, produto típico aqui do Vale do Jequitinhonha, sempre tiveram que trabalhar na informalidade para poder vender um produto tão bom, que já ganhou prêmios inclusive no exterior. O nosso governo, através da Emater-MG e do IMA, tem procurado dar total apoio para que esse produto venha não só a ser regularizado como valorizado também”, afirmou o governador.
Zema ressaltou ainda que o reconhecimento dos quatro novos municípios como produtores do queijo artesanal Cabacinha trará muitos benefícios para a região. Ao serem contempladas, estas famílias poderão agregar valor ao seu produto, já que está comprovado o poder do comércio dessa iguaria, que possui notoriedade em Minas Gerais assim como outros produtos típicos, como o café e a cachaça, mundialmente reconhecidos e premiados.
 
“Estamos trabalhando nesse sentido, com o café já avançamos muito. Precisamos deixar esses produtores trabalharem de forma regular e venderem esse produto para o mundo inteiro. Queremos explorar esse grande potencial que o estado tem na produção de café, de queijo. No Sul do estado, temos vinho, azeite. Temos a cachaça em Salinas, no Norte de Minas, e muitos outros produtos. Queremos que aquilo que Minas produza seja reconhecido como produto de qualidade”, finalizou o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*