Confira três mitos ou verdades sobre queijos

Queijos fazem bem para a saúde?

Verdade! Os queijos são ricos em proteínas, vitaminas e minerais como o cálcio, o potássio, o fósforo, o magnésio, o selênio e as vitaminas A e B2. Além disso, as gorduras presentes nos queijos são naturais do leite, formadas por ácidos graxos, com efeitos benéficos para a saúde.

O queijo ainda ajuda a acelerar o metabolismo e a reduzir o risco de obesidade. Possui mais cálcio que o próprio leite, que é a base para a fabricação dos queijos. Você sabia que para fazer 30 gramas de alimento são necessários, em média, 200 ml de leite? Por isso, o queijo possui maior concentração de nutrientes.

Queijo mofado é sinal que está estragado?

Depende! O mofo azul-esverdeado do Gorgonzola, faz parte do processo pelo qual o queijo passou. A presença de bolores é normal e faz parte da sua característica.

Entretanto, caso o queijo apresente um aspecto diferente, com coloração mais amarelada, o seu consumo não é recomendado, especialmente caso esteja fora da validade. É importante observar as informações de validade impressas na embalagem dos queijos, tanto fechados, como após aberto.

Além do gorgonzola, existem queijos de mofo branco, como o Brie e o Camembert. O mofo deles é diferente. O Penicillium camemberti é espirrado em volta do queijo, o que forma esta casca bem branquinha e aveludada, que é comestível e uma delícia.

Quanto mais branco o queijo, melhor para a saúde?

Mito! Em alguns queijos, como o Prato, é adicionado o corante natural de urucum, o que deixa o queijo com uma cor mais amarelada. Além disso, em outros queijos, o processo de maturação também altera a cor, deixando-o mais amarelado.

Já o Gorgonzola é um exemplo de queijo que tem a base branca, porém, apresenta mais gordura que os queijos amarelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*