Com visitas guiadas e degustação de queijo, propriedades que são referência na produção de queijo artesanal atraem turistas.
Em 2017, 13 queijarias paulistas se uniram e criaram o Caminho do Queijo Artesanal Paulista. O projeto abrange propriedades rurais produtoras de queijo de vaca, búfala, cabra e ovelha de diferentes cidades, com todos os produtos identificados por um selo de qualidade de produção.
A produção queijeira paulista aposta na inovação e no desenvolvimento de novas receitas. O que garantiu, em 2021, que duas delas fossem premiadas no concurso internacional Mondial du Fromage, realizado anualmente na França.
A maioria das queijarias que fazem parte do projeto estão abertas à visitação e oferecem experiências de degustação no local para atrair clientes, movimentando o turismo gastronômico. Como cada integrante do Caminho encontra-se em uma cidade diferente, a visitação pode ser feita de maneira independente, na ordem de preferência do viajante. Confira o roteiro sobre o Caminho do Queijo Artesanal Paulista na Revista no Queijo nº 3.
Imagem: Monserrat Soldú/Pexels