O Minas Láctea promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária Minas Gerais, por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG/ ILCT), retorna ao formato presencial em 2022. Entre uma das atrações do evento está o Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), que vai avaliar lácteos de 12 categorias.
O CNPL vai avaliar o Queijo Prato Lanche 3 kg, Provolone Defumado, Gouda, Requeijão Cremoso, Parmesão, Reino, Minas Padrão, Gorgonzola, Cottage, Manteiga de Primeira Qualidade, Doce de Leite Pastoso e Produto Inovador (qualquer lácteo que se destaque por uma característica diferenciada).
O julgamento será feito por profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal, considerando atributos sensoriais como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.
Datas importantes
As inscrições de produtos estão abertas até o dia 8 de julho (confira o regulamento) e as avaliações acontecerão na EPAMIG ILCT, nos dias 12 e 13 de julho, sem a participação do público. A premiação será no Expominas JF na quinta-feira (14 de julho).