Interessados podem fazer cursos presenciais, além de acessar cartilhas e vídeos sobre o tema.
Pessoas interessadas em aperfeiçoar seus conhecimentos na fabricação de queijos têm à disposição cursos, cartilhas, vídeos para produção oferecidos gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Para quem quiser acessar o conteúdo virtual, o material está disponível na Coleção Senar.
Os vídeos falam sobre uma série de temas: boas práticas agropecuárias na produção de queijos artesanais; assistência técnica e gerencial do Senar para agroindústria artesanal; boas práticas de fabricação na agroindústria; como obter o selo Arte; ganhos da embalagem e rotulagem na comercialização de produtos; gestão de pessoas na agroindústria; Gestão e gerenciamento da agroindústria; indicação geográfica dos produtos artesanais; metodologia da assistência técnica e gerencial para agroindústria artesanal.
Nas áreas de promoção social, existem iniciativas voltadas para o processamento artesanal do queijo; produção artesanal de queijos especiais e produção artesanal de derivados de leite. As cartilhas que tratam sobre o tema com download gratuito são: Queijos: produção de derivados do leite e Agroindústria: derivados de leite de bovino. Para baixar é necessário realizar cadastro.
Vídeo 360
A experiência em conhecer os detalhes de uma queijaria artesanal está disponível no vídeo 360° do Senar. O tour virtual, que mostra o funcionamento da agroindústria, pode ser visualizado com ou sem óculos de realidade virtual, proporcionando uma experiência imersiva e próxima da realidade.
Os podcasts e vídeos estão disponíveis no aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar”, disponível para Android e IOS. O material também está no site.
Do campo pra você
O Senar lançou a campanha “Agro. Do pequeno ao grande. Do campo pra você”, que vai mostrar exemplos de superação de produtores rurais em todo o país. Os episódios contam histórias como a de Gervaso da Silva Oliveira, produtor de queijo na Queijaria Sítio das Oliveiras, na zona rural de Alexânia, município goiano a cerca de 90 quilômetros de Brasília, e de como como o Senar transformou a vida dele e da esposa Maria Antônia.