Expoqueijo Brasil 2023 abre inscrições

Todos os produtores de queijo artesanal com registro sanitário oficial do queijo pelas autoridades sanitárias do país de origem podem participar.

A Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards – abriu as inscrições para o principal concurso internacional de queijos do País, realizado durante o evento, entre os dias 24 a 27 de agosto, em Araxá, no Alto Paranaíba. Neste ano, a expectativa é de que mais de mil queijos de cinco continentes participem da competição. Todos os produtores de queijo artesanal com registro sanitário oficial do queijo pelas autoridades sanitárias do país de origem estão aptos a participar.

Eles devem acessar o sitefazer o cadastro e pagar a taxa de inscrição. “Para a inscrição de queijos brasileiros, a taxa é de R$ 80. Esse valor permite a inscrição de até três queijos em categorias diferentes. Para a inscrição de queijos adicionais, será cobrada uma taxa de R$ 30 por queijo”, explica a organizadora do evento, Maricell Hussein.

A partir deste ano, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT) assume a curadoria do Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards. A metodologia desenvolvida pelo órgão, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), vai permitir que o país realize, em agosto, o primeiro concurso internacional de queijo genuinamente brasileiro.

Segundo o chefe-geral do instituto, Sebastião Tavares de Rezende, o sistema permitirá ao corpo de jurados dar notas a atributos sensoriais dos queijos inscritos no concurso. “Serão avaliados o aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Para cada quesito há um peso, o que nos permitirá chegar a uma nota final. As premiações consistem em primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria, sendo ainda premiado um queijo com a honraria máxima (Super Ouro)”, explica.

Além do sistema de avaliação a ser usado por mais de 200 jurados, a equipe do instituto elaborou o regulamento, um glossário de terminologias e desenvolveu o método de inscrição dos queijos. “O concurso contemplará cerca de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala bem como a mistura de espécies. Serão avaliados queijos fabricados no Brasil e em diversos países”, destaca Sebastião.

Entrega dos queijos

Os queijos (prova e contraprova) podem ser enviados via endereçamento postal, transportadora ou entregues em mãos à comissão organizadora. Há pontos de coleta em cidades brasileiras e na Itália. A relação completa está no site oficial do evento.

A data limite para chegada dos queijos enviados via endereçamento postal é dia 19 de agosto. A entrega dos queijos em mãos para a comissão organizadora ocorrerá no dia 24 de agosto, no local do evento, de 9h às 14h. Não serão recebidos queijos após este horário.

Um dos principais eventos do segmento no País, a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional e de especialistas. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*