Queijo do Marajó é premiado em concurso internacional

Realizado pelo Programa AL-Invest 5.0, um dos vencedores do concurso de casos de êxito “Transformando Vidas” é o Queijo do Marajó, do Pará.

O programa que é a mais importante cooperação internacional financiada pela União Europeia para o setor empresarial da América Latina, premiou o Queijo do Marajó na na categoria ‘Articulação de Cadeia de Valores’, com o título ‘Queijo do Marajó: processo de indicação geográfica’.

“É o reconhecimento internacional da história e da qualidade desse produto tradicional, mas também do trabalho que o Sebrae realiza na região desde 2012, para tirar o queijo da clandestinidade e promovê-lo no mercado”, afirma Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

A história deste queijo vencedor traduz a vida dos produtores de queijo dos municípios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras e Muaná, reunidos na Associação de Produtores de Queijo e Leite do Marajó (APQLM), que, atualmente, aguardam a aprovação da Indicação Geográfica da iguaria, uma espécie de ferramenta coletiva de proteção do produto.

“A premiação significa a valorização do trabalho dos queijeiros marajoaras, bem como do próprio produto que atravessa gerações na ilha, e que ganhará muito mais com a indicação geográfica”, diz a  presidente eleita da associação, Gabriela Gouvêa.

Foto: Carlos Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*