Frescos, com média ou longa maturação, mofados na casca, na massa ou sem fungo algum, os queijos feitos com leite de cabra vêm conquistando cada vez mais mercado, reconhecimento e premiações — sem falar no gosto do público. Diversos queijeiros e queijeiras dedicados à produção com origem nos caprinos já passaram e seguem passando pelas páginas da Revista do Queijo, compartilhando as delícias e os desafios de trabalhar com este tipo específico de leite. Para desvendar as características dos queijos com leite de cabra, a matéria de capa convida Valdecir Marvulle, médico veterinário, queijeiro e responsável técnico da Capril Salto do Panema, para explicar nesta nova edição as particularidades da produção queijeira com leite de caprinos.
Boas práticas e entrevistas
É também produzindo queijos de cabra artesanais que a Queijaria Di Capre, destaque da seção Prêmio, vem angariando medalhas, incluindo a passagem memorável no Prêmio Queijo Brasil deste ano. Esta edição também traz uma matéria especial sobre boas práticas agropecuárias e seu papel fundamental na qualidade da produção. O Ossau-Iraty DOP é tema da seção Tipos de Queijo e Genessi Pinto é a entrevistada internacional desta RQ — venezuelana que foi para o Peru descobrir sua paixão pelos artesanais.
Queijos de Minas
Na série sobre queijos brasileiros, é a vez do queijo do Serro, produto com Indicação Geográfica ligado à história de Minas. A tradição mineira, aliás, alça voo em busca de reconhecimento internacional com a candidatura do modo de fazer Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco — tudo sobre o processo está nesta edição. Falando em Minas, outro destaque é a reportagem sobre o pão de queijo, uma iguaria com profundas raízes na história da região. Lojas de queijos pelo país, as últimas notícias e os conhecimentos valiosos dos colunistas especializados completam esta edição.